Que horas são?

sábado, 30 de junho de 2012

Ao ler este artigo da Claudia Laitano no jornal Zero Hora deste sábado, fiquei pensando de que(m) sentiria falta se tivesse que deixar este mundo e vi que gosto demais da minha vida, tantas são as coisas que listei.


Do meu filho
De quem eu amo
Das pessoas amigas e queridas
Dos momentos mais plenos que vivi

Dos meus livros
De arroz-de-leite
De coca-cola
Da minha câmera fotográfica
Da minha mãe
Dos contornos de Minas
Das minhas avós
Dos encontrinhos com as minhas amigas
Das músicas do Pink Floyd
De ler poesia
Dos meus moleskines
Das conversas com meu filho
Das felicidadezinhas diárias
De viajar
De mousse de maracujá
Da comida mineira...


(continuarei a listar e posto por aqui)








MULHERES QUE SABEM RIR




"Nora Ephron não terá sido a primeira mulher a tirar proveito de um orgasmo fingido, mas provavelmente foi a primeira a ficar famosa por causa de um. A clássica cena do filme Harry & Sally – Feitos um para o Outro (1989), em que Meg Ryan prova para Billy Cristal que nem tudo que reluz é ouro, foi o passaporte para o reconhecimento mundial da escritora, roteirista e diretora americana – que morreu esta semana, aos 71 anos, de leucemia.

Para quem tem tanto pavor de comédias românticas quanto eu de debates sobre futebol, o nome de Nora Ephron costuma ser associado à excruciante experiência de assistir a tramas açucaradas estreladas pelos astros da vez de Hollywood – o que talvez não seja justo com sua longa e produtiva trajetória como humorista e ensaísta com raro senso de observação.

Mais do que a grande dama das comédias românticas, Ephron foi uma escritora capaz de rir de si mesma e dos outros – nem sempre nessa ordem. Em 1972, com um ensaio intitulado Algumas Palavras sobre os meus Seios, tornou-se conhecida nos Estados Unidos imaginando como teria sido sua vida, e sua personalidade, se tivesse nascido com uma comissão de frente mais exuberante (quem nunca...). Não era um texto cômico, no sentido pastelão do termo, mas um artigo que fazia rir e pensar desde uma outra perspectiva – a feminina – em uma época em que isso ainda não era tão comum.

Dez anos depois, com o romance Heartburn, em que narra o fim do casamento com Carl “Watergate” Bernstein, transformou outra pequena grande desgraça feminina – ser traída pelo marido, com a melhor amiga, quando estava grávida do segundo filho – em uma história divertida e emocionante, com a qual mulheres de várias gerações se identificaram.

Nora Ephron ajudou a abrir caminhos para escritoras e jornalistas mais jovens que, inspiradas por ela, exploraram uma nova forma de expressão do universo feminino: se as mulheres queriam dividir responsabilidades com os homens em casa e no trabalho não podiam levar-se tão a sério o tempo todo. Sim, o mundo (ambos os gêneros aqui incluídos) precisa de escritoras como Virginia Woolf e Clarice Lispector, de pensadoras como Simone de Beauvoir ou Hannah Arendt e de contadoras de histórias como Agatha Christie ou J.K. Rowling, mas igualmente indispensáveis são as escritoras capazes de ver o lado cômico de situações e circunstâncias que nenhum homem, por mais atento ao sexo oposto que seja, teria condições de descrever. “Minha mãe sempre nos ensinou que aquilo que é tragédia num dia pode se tornar piada no outro”, dizia a escritora.

Nos seus dois últimos livros, Meu Pescoço é um Horror (2006) e Eu não Lembro Nada (2010), Nora Ephron tentou provar que é possível rir até mesmo do que não parece ter graça nenhuma, como a decadência física e a finitude humana. Em Eu não Lembro Nada, escrito quando ela já sabia que estava doente, Nora fez duas pequenas listas: uma das coisas de que sentiria falta e outra das que não. Não sentiria falta: de barulho de aspirador e de debates sobre A Mulher no Cinema. Sentiria falta: dos filhos, de Nick (o último marido), de tomar banho, de cruzar a ponte em direção a Manhattan e de comer torta.

Nós, leitores e fãs, vamos sentir muita falta dela."


JORNAL ZERO HORA
30 de junho de 2012 | N° 17116 CLÁUDIA LAITANO

sexta-feira, 29 de junho de 2012


ESCOLHER  O  PRÓPRIO CAMINHO: UM DIREITO SAGRADO















(Dá para comprar aqui...)
http://www.etsy.com/listing/84777969/still-time-to-change-the-road-youre-on






                (fotografei as palmeiras orientais...)





Por que temos dias novinhos, surpreendentes, (in)felizes, memoráveis, doloridos, alegres ou rotineiros?

Para que não se perca o gosto pela novidade, para que se não deixe de sonhar quando a realidade pinta os dias de cinza, para que tenhamos sempre mais perguntas do que respostas, para viver em aprendizado. Para viver em... Para viver...

Inspire-se!  Encante-se!  






"Yo creo que desde muy pequeño mi desdicha y mi dicha al mismo tiempo fue el no
aceptar las cosas como dadas. A mí no me bastaba con que me dijeran que eso era 
una mesa, o que la palabra "madre" era la palabra "madre" y ahí se acaba todo. 

Al contrario, en el objeto mesa y en la palabra madre empezaba para mi un itinerario
misterioso que a veces llegaba a franquear y en el que a veces me estrellaba.


En suma, desde pequeño, mi relación con las palabras, con la escritura, no se diferencia
de mi relación con el mundo en general. Yo parezco haber nacido para no aceptar las co-
sas tal como me son dadas."



Julio Cortázar

quinta-feira, 28 de junho de 2012






Gosto de me saber aprendiz desta vida que, a cada esquina apresenta uma surpresa. As surpresas boas são presentes embrulhados em finos papéis de seda. Mimos delicados para enfeitar os dias. Felicidadezinhas.


E há surpresas que nos fazem tristes. São faces ocultas da realidade que, por vezes, aparecem para mostrar que devemos aprender a lidar com as sombras e com as pessoas.


O caminho mais bonito é sempre o mais iluminado, destituído de pensamentos e energias negativas. Onde desejar o mal do próximo é apagar a sua própria luz. Dispenso pessoas assim, por  absoluta incompatibilidade de alma. 


Rubem Alves, com propriedade, escreveu sobre O Tempo e as Jaboticabas:





“... Sem tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em lugares onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte... Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos". Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa.”



Quero caminhos floridos, com trevos de toda cor para desejar sorte aos caminhantes, e a lição primeira será compreender que a sombra é apenas o outro lado da luz, basta mudar o ângulo do olhar.